Esposo da administradora lidera mobilização à sociedade civil para adesao na educação e alfabetização de adultos.

0

O Gabinete do Esposo da Administradora de Macomia, está levar a cabo, acções de mobilização e sensibilição à sociedade civil, para dar seu contributo, nos esforçcos do governo na erradicação dos níveis de analfabetismo no distrito de Macomia em particular e no país em geral.
De acordo com o Esposo da administradora de Macomia, Manuel Geremias, o movimento sensibilizativo consiste em persuadir a sociedade civil, a dar um pouco do que tem, para reforçar o sector de educação no que se refere a alocação de material para viabilizar os objectivos de alfabetização e educação de adultos.
O Esposo da administradora de Macomia, Manuel Geremias, realçou por outro lado, que todas as pessoas devem se juntar a esta iniciativa para se reduzir o nível de analbafetismo que ronda a 68 por cento, ou seja estima-se que no distrito 68 pessoas néo sabem ler e contar em cada 100 habitantes.
As acções que Mobilização à sociedade civil a se juntar nos esforços de Educação e Alfabetização de Adultos, esta inserido num projecto denominado MASMA, uma inciativa da apadrinhada pela Primeira da República, Isaura Nhusi e que se alarga às provincias e distritos e é implementado em parceria com o sector de educação a todos níveis.
O MASMA insere-se na mobilização de adultos, adolescentes e jovens de ambos os sexos que por varios motivos não foram a escola para se alfabetizarem, com vista a redução dos níveis do analfabetismo.

SDEJT considera de MASMA energia para AEA no distrito de Macomia.

O Sector de educaçao em Macomia, considera que a introduçao do MASMA vai trazer energia para efectivaçao dos objectos do governo no alargamento do acesso a educaçao aos dultos e outras idades que por varios motivos nao foram ou abandoram a escola.
O Técnico do Sector de Educação e Alfabetização de Adultos no SDEJT de Macomia, Sumail Xavier afirma que o sistema de alfabetizaçao nao pode ser visto como uma oportunidade especifica para adultos, mas sim de todos aqueles que nao sabem ler , escrever e fazer contas.
Entretanto, o tecnico do sector de educaçao e alfabetizaçao de adultos no considera de problematica a participaçao dos adultos aos centros criados e diz que tudo tem a ver com ideias que nao maximizam as oportunidades de saber.
Sumail Xavier, diz que com o crescimento da tecnologia, o caso dos telefones, todas as pessoas são chamadas a se alfabetizar, sob o risco de ficar ultrapassado.
Entretanto, Geronimo Amimo Adamo, lider religioso em Xinavane, foi a escola em 1963 e considera que o MASMA deve avançar porque é vergonhoso existir ainda jovens que nao saibam assinar seus proprios nomes.
Contudo, O sector de educação, considera que a abertura da sociedade civil, torna uma valia para concretização do MASMA em Macomia.

Share.

Leave A Reply